Pages

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Como perder a timidez















Um dos maiores problemas sociais que quase todos nós já enfrentamos é a temida e paralisante timidez. Ela atrapalha nosso melhor desempenho nas mais variadas situações desde a entrevista de emprego e área profissional até mesmo pedir uma simples informação quando se está perdido, mas existe um jeito simples de perder a timidez.
Saiba agora que a timidez é apenas uma hábito, e esse hábito pode ser revertertido.

A cada vez que você deixa de assumir a exposição social e fica em posição de espectador você está reforçando esse mal hábito, assim, a cada reforço você facilita que esse hábito se transforme em um vício de comportamento e após virar vício é extremamente complicado alguma mudança. Mas mesmo nesse caso existe uma solução simples e eficaz, para isso basta que você dedique-se e receberá os benefícios ...
 
algumas dicas para perder a timidez:



- Sempre assuma a exposição social, quando houver situações que exija que você fale em público ou seja mais sociável procure usá-la como um exercício.



- Não pense duas vezes em contar algo do seu dia para um grupo de amigos ou pedir informações, conversar com vendedores,etc. Desenvolva seu lado conversador.



Nosso lado sociável é como um músculo. Exercite-o!! Proporcione para si situações onde tenha que se expor e falar em público, um exercício simples e eficaz é o de perguntar as horas para pessoas desconhecidas em ambiente públicos por seguidas vezes em curto espaço de tempo.



- Seja conversador, ao encontrar situações onde possa estender a conversa, faça isso, evite ficar fugindo de um bate-papo mesmo que seja com o jornaleiro, atendentes,etc.



- Olhe nos olhos das pessoas. Para quem tem maior dificuldade procure ao conhecer alguém fazer uma anotação mental da cor dos olhos da pessoa, assim gradativamente você ficará mais à vontade em olhar as pessoas nos olhos.



- Comunique-se diariamente. Tenha pequenas conversas casuais todos os dias e terá o hábito de comunicar-se e quando precisar se expressar terá maior facilidade.



Saiba que sua inteligência social é comum um músculo, quanto mais esforço fizer mais condicionado irá ficar. 

 
Font: MundoH.com.br

3 comentários:

Amanda disse...

Ameeei !

Fulano de Tal disse...

Vlw, pela dica.

ELSA BRANDÃO disse...

Gostei!!! bem legais as dicas,,, principalmente a de ficar perguntando a hora, inúmeras vezes. obg!!!